A Veterana - Perfil biográfico da enfermeira da FEB Helena Ramos

By Daniel Mata Roque

Historiografia, Civilização, América Latina, Juvenile nonfiction, History, Biografia e Testemunho

This page has been viewed 622 times since 27/11/2022

Helena Ramos voluntariou-se para lutar em uma guerra que viria a ser o maior conflito armado da história. Ao invés de arma, empunhou a Cruz Vermelha para amenizar o sofrimento de compatriotas, aliados e até mesmo inimigos. Pioneira, fez parte do primeiro contingente de mulheres militares oficialmente integradas ao Exército Brasileiro, herdando as tradições de Maria Quitéria e Anna Nery. Foi uma heroína brasileira.

Os fatos biográficos são poucos, Helena deixou poucas pegadas. Esse livro inclui seus ascendentes, partindo do bisavô Manoel, negro angolano que chegou livre ao Brasil em 1821. Ao narrar a atuação de Helena durante a guerra, o texto traz, por extensão, um pouco da história coletiva de todas as enfermeiras da FEB.

Preservar a história é nosso dever. Ter descoberto esta história não foi mais que alegria.

Edition 2 (2022)
Paper type Estucado Mate 90g

Daniel Mata Roque

Daniel Mata Roque é cineasta e historiador. Membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra (ESG) do Ministério da Defesa, onde exerce a função de Adjunto da Direção do Programa de Extensão Cultural da ESG (PECESG). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO-UNIRIO - Bolsista CAPES/Brasil), é bacharel em Cinema (UNESA 2016) e mestre em História (PPGH-UNIVERSO 2021), com especialização em Ciência Política (UNYLEYA 2018) e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (UNESA 2018). Ex-bolsista FAPERJ e CAPES/Brasil. Pesquisa a interseção entre história militar, cinema, memória de guerra e história da enfermagem, temas sobre os quais produziu documentários, livros e artigos. Diretor da Pátria Filmes, unidade cinematográfica que fundou em 2013 tendo como missão a preservação da memória, a discussão cultural e o aprimoramento da cidadania através do cinema no Brasil. Atualmente é o segundo vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e integra as diretorias do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO) e do Instituto Cultural D. Isabel I (IDII). Integrou, no passado, as diretorias da Associação dos Amigos do Museu Casa da FEB (AMAFEB) e da Sociedade Amigos da Marinha - Seção Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). É o idealizador e diretor do MILITUM - Festival de Cinema de História Militar. É pesquisador do Censo Permanente da FEB e membro do Corpo de Pesquisadores Associados do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx). Integra o Conselho Editorial da Revista do IGHMB. Sócio Correspondente da Academia Petropolitana de Letras e do Instituto Histórico de Petrópolis. Membro dos grupos de pesquisa (CNPq) Laboratório de História da Enfermagem, Cuidado e Imagem em Enfermagem - Lacuiden (UNIRIO); História Militar, Política e Fronteiras (UNIVERSO); Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres - GEPESED (UFRJ); e do grupo de trabalho (GT ANPUH) História Militar. Muito brasileiro, é descendente de portugueses, italianos, libaneses e angolanos. Nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 16/12/1994.