A Uberização dos Meios de Produção no Brasil

A Precarização do Trabalho

By José Ruiz Watzeck

Social science, Philosophy, Transportation, Antropologia, Serviços Humanos, Trabalho Social

This page has been viewed 1313 times since 09/11/2020

Na obra “Sociedade do Cansaço”, o filósofo sul-coreano Byung Chul Han afirma que passamos de uma sociedade repressiva, em que os indivíduos eram constantemente vigiados e punidos, para uma sociedade do desempenho, em que cada um acredita na ilusão de tudo poder e que para realizar sonhos bastam a determinação e o esforço individual. Assim, o sujeito contemporâneo torna-se ele mesmo o seu feitor e cobra de si a máxima eficiência em cada uma de suas ações. Para o sistema produtivo essa forma de ver o mundo e a si mesmo é extremamente vantajosa, já que aumenta a produtividade das empresas, no entanto, traz como consequência uma maré montante de deprimidos, frustrados e suicidas.

Talvez seja por isso que as grandes empresas fazem uso do famoso slogan “Yes, we can”.

ISBN 978-65-001-2250-3
Edition 1 (2020)
Finishing Paperback

José Ruiz Watzeck

Neuropsicopedagogo, Jornalista, Geógrafo, Físico, Engenheiro Ambiental, Professor, Matemático, Escritor e Autor, Pós Graduado em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental, Pós Graduado em Geoprocessamento, Georreferenciamento, e Astronomia. Pós graduado em Ciências Atmosféricas com ênfase em radiação e irradiação solar na Terra. Sou enxadrista e um grande apreciador do futebol arte, gosto de um bom papo com pessoas inteligentes, sem entrar nas esferas religiosas, políticas e pessoais. Sou uma pessoa que adora visitar museus, vernissage, livrarias e um amante incondicional da tecnologia usada a favor do bem. Protetor incondicional dos animais, fundador do site e fã page Canal dos Bichos e defensor de uma consciência ambiental coletiva.