Araripe: "Lugar Onde Nasce o Dia"

100 Anos de Gênese Documentada - Tomo I (1859-1959)

By Elisandro Carvalho

Social science, Literatura Nacional, History, Geografia Humana

This page has been viewed 8225 times since 14/07/2011

Obra versa sobre a gênese histórica do município de Araripe, abordando ainda as cidades de Saboeiro, Assaré, Santana do Cariri e Campos Sales no Estado do Ceará, mediante pesquisa em documentos históricos e transcrição paleográfica. O autor explora também outros temas: Colonização do Estado do Ceará; Legislação Provincial do Ceará; Evolução Histórica das Câmaras Municipais, Conselhos de Intendência Municipal e Prefeitura Municipal; Eleições de Juiz de Paz; Juiz Municipal; Supressões e Restaurações de Territórios Municipais; Fundamentos da Educação (Instrução Pública) no Ceará em fins do século XIX e a Seca de 1877.

ISBN 978-85-62718-07-6
Edition 1 (2011)
Finishing Paperback

Elisandro Carvalho

Elisandro Pereira de Carvalho nasceu em Araripe/CE, em 11 de fevereiro de 1978.

É Pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal, Pós-graduando em Tribunal do Júri, associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), membro da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (ABRACRIM), Assistente de Defesa na 1ª Defensoria Pública Criminal de Juazeiro do Norte/CE, bacharelando em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA), palestrante, pesquisador, historiador autodidata, escritor, autor de sete livros: Justiça, Família e Direitos Humanos: Um Olhar Sobre Vulnerabilidade e Proteção; Rótulos e Réus: a Prática de Labelling Approach no Sistema Jurídico-Penal Brasileiro; Ensaios Acadêmicos; Sangue, Suor e Cativeiro: um olhar sobre a escravidão da América espanhola ao Cariri cearense; História da Polícia no Brasil: dos quadrilheiros à Chefatura de Polícia (concorreu ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2024); Notas Para a História dos Municípios de Araripe, Saboeiro e Assaré no Século XIX e Araripe: "Lugar Onde Nasce o Dia" - 100 Anos de Gênese Documentada.

Tuesday | 08.05.2012 às 10h05
parabéns pelo belo trabalho , que Deus te ilumine a cada dia de sua vida querido , és um batalhador , te admiro muito, sorte , e muita luz divina em sua vida , sucesso sempre ...
Antonio Hélio da Silva
Sunday | 17.07.2011 às 17h07
Vi seu LIVRO no CLUBE DOS AUTORES. Senti fortes emoçoes. Araripe agora tem uma fonte de pesquisa segura, alem de está guardada a memória do seu povo, durante um centenário da sua existencia. Parabéns. Tenho um poema para o lançamento. Abraços! Antonio Hélio.